Pesta é uma banda de Doom /Stoner rock formada na montanhosa cidade de Belo
Horizonte (Brasil) em 2014, a motivação principal era pagar tributo a algumas bandas
dos anos 70 e 80, como Pentagram, Cathedral, Trouble e a grande, Black Sabbath, em um som que transita entre o Stoner Rock, o Doom Metal Clássico e o Hard Rock
Setentista.
Nesta curta história, a Pesta lançou o EP – “Here she comes...” em 2015 e um disco
completo: “Bring Out Your Dead” em 2016, este primeiro álbum, foi lançado na Europa
em 4 edições no formato vinil pelo selo francês Black Farm Records e no Brasil pelo
Paulista Death Time Records, este álbum contou com uma excelente repercussão da
crítica especializada em diversos sites e blogs de todo o mundo, essa repercussão levou a banda a ser citada no livro russo “Doom Metal Lexicanum: The Ultimate Book for Riff Obsessives” como uma das jovens bandas promissoras dessa vertente lenta e pesada do Rock, além de ganhar elogios de músicos como Mem V. Stein da banda alemã Exumer. A Pesta lançou no ano de 2016 os videoclipes das músicas Black Death e Psycopathy, outros materiais não oficiais saíram na sequência, como o Fan Video feito pelo Suéco Gryphus Visual para a música Possession e pela casa de shows Garajão em Ipatinga, que lançou o “Pesta ao Vivo no Garajão” naquele mesmo ano.
Em 2019 foi lançado o último álbum “Faith Bathed in Blood” e o single “Nightmare”, versão da música de mesmo nome da banda brasileira icônica do Black /Death Metal, Sarcófago.
Como promoção do último álbum e single, a banda trouxe uma nova agenda de shows como o festival BHTattoo com Ratos de Porão, em SP no fechamento do festival Obscuro Fest, o festival Dopesmoke em Feira de Santana na Bahia com Brujeria e The Mist, além do tradicional Camping Rock em MG. Encerramos o ano de lançamento do disco, em mais de 20 listas nacionais e internacionais entre os melhores lançamentos, como a lista do site Doom Charts que conta com um
editorial de mais de 70 sites /jornalistas do mundo todo, citando o álbum “Faith Bathed in Blood” como um dos melhores lançamentos daquele ano e permanecendo por dois meses seguidos entre os melhores lançamentos.
Para o último álbum foram lançados os vídeos das músicas Hand of God em formato quarentena e Blood Mists /Moloch’s Children, este último recomendado pelo íconico apresentador da antiga MTV Brasil Gastão Moreira em seu programa no Youtube, o video está disponível em ambos os canais (Gastão e canal oficial da banda) e ambas as postagens passaram a marca de 7.500 visualizações, uma ótima marca para uma banda independente de um segmento ainda tão pouco explorado.
Com uma identidade visual e sonora marcante, a Pesta leva aos seus shows o seu melhor momento e assim traz uma experiência sonora densa e muito pesada, o clima das composições e performance, músicos experimentados e uma performance ímpar do vocalista Thiago Cruz, somados a artefatos como standarts, velas, suspensões e /ou um backdrop em vídeo, como visto em shows como o Dopesmoker festival, o show da Pesta é certamente uma experiência forte na atual cena metal brasileira, este show é facilmente adaptável e pronto para qualquer tamanho de palco, ou porte de show. Para garantir essa experiência, a Pesta conta com parcerias fortes e conhecidas do metal brasuca, que nos acompanham a depender do tamanho e complexidade do show, essa equipe é formada pelo produtor /engenheiro e técnico de som André Cabelo (Ratos de Porão, Chakal...), técnico de PA é palco Carlao Lisboa (Sepultura, Pense...), o diretor de palco Marcelo Supla (Bloco dos Camisa Preta, Tomati) entre outros.